Notícia

Por 
Sidval Oliveira

Última Atualização
06/10/23

Tempo de Leitura
3 minutos

Advogado devidamente inscrito na OAB/SP 168.872. Especialista em Direito Imobiliário.
Foi vice-presidente da Comissão de Direito de Família e membro da Comissão do Consumidor da OAB/Campinas e membro da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONTRIBUINTES – ABCONT.
Advogado expert em processos contra grandes empresas.

Tribunal Regional Federal de São Paulo assegura isenção do imposto de renda a aposentada com Alzheimer

Magistrados seguiram jurisprudência no sentido de que a enfermidade conduz à alienação mental.

TRF3 Confirma Isenção de Imposto para Pacientes com Alzheimer!

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região emitiu uma decisão histórica assegurando a isenção do Imposto de Renda para uma servidora aposentada afetada pelo Alzheimer. Este é um marco significativo para todos que enfrentam a difícil jornada dessa doença e buscam alívio financeiro.

Se você ou alguém que você conhece está lidando com o Alzheimer, esta notícia é um sinal de esperança. A isenção de impostos pode aliviar o fardo financeiro associado aos custos de tratamento e cuidados. Como advogado expert em defesa do contribuinte e isenções do IRPF em casos relacionados ao Alzheimer, estou aqui para oferecer assistência.

Estamos preparados para orientá-lo através do processo de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física. Nosso objetivo é proporcionar paz de espírito, permitindo que você se concentre na saúde e no bem-estar do paciente. Entre em contato conosco hoje e vamos trabalhar juntos para garantir que você aproveite esse benefício da isenção.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando o Alzheimer, não hesite em buscar ajuda. Seu conforto é a nossa prioridade.

Confira abaixo a notícia do TRF/3 São Paulo:

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou decisão que assegurou a isenção do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) a uma servidora federal aposentada com doença de Alzheimer. 

Para os magistrados, apesar de não estar especificada no rol de moléstias graves do artigo 6º da Lei nº 7.713/1988, a patologia conduz à alienação mental, que tem isenção tributária abrangida pela norma e reconhecida pela jurisprudência. 

A autora acionou o Judiciário e sustentou que a condição compromete a realização de atividades básicas e cotidianas necessárias à sobrevivência. 

Após 25ª Vara Cível Federal de São Paulo/SP ter afastado a incidência do IRRF sobre os proventos de aposentadoria e determinado o ressarcimento do indébito, a União recorreu ao TRF3 e argumentou não ter ficado comprovado que a autora possui enfermidade descrita na legislação. 
 
Ao analisar o caso, a desembargadora federal Adriana Pilleggi, relatora do processo, explicou que relatório médico atestou doença de Alzheimer, com evolução progressiva e sem proposta de tratamento para cura. 

Além disso, a aposentada foi submetida à perícia em processo de interdição na Justiça Estadual de São Paulo, e foi constatada síndrome demencial em estágio avançado e irreversível. 

“A isenção tem por objetivo minorar o sofrimento daqueles que já suportam o ônus de um tratamento exaustivo e que exige grandes despesas”, concluiu a magistrada. 

Assim, a Terceira Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso da União e confirmou o direito à isenção.  

Fonte: TRF3

AVISO LEGAL: Este site foi redigido meramente para fins de informação, não devendo ser considerado uma opinião legal para quaisquer efeitos.

Para Você e sua família

Testamento Online

Garanta Mais Tranquilidade Para Você e Para Quem Você Ama

Inventário Rápido

Para você que deseja proteger e planejar o futuro de quem você ama.

Processo contra Bancos

Para você que foi vítima do Golpe do PIX, Motoboy, Mão Fantasma, etc

Tem uma opinião sobre este artigo? Compartilhe com a gente.

Dúvidas, sugestões, elogios, solicitações ou outros assuntos

Atendimento via Whatsapp exclusivo por mensagem de texto, de seg. a sex. das 8h às 18h.

Início » TRF 3/SP assegura isenção do imposto de renda a aposentada com Alzheimer

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.