Sidval Oliveira Advocacia

O TJ-SP, em julgamento estendido, mantem condenação do banco no Golpe do Motoboy

O TJ-SP, em julgamento estendido, mantem condenação do banco no Golpe do Motoboy

Sidval Oliveira – OAB/SP 168.872, analisa os problemas atuais no mercado consumidor, incluindo a responsabilidade e processos contra bancos.

O TJ-SP, em julgamento estendido, mantem condenação do banco no Golpe do Motoboy

Causa defendida pelo advogado Sidval Oliveira.

Processo contra Bancos

A 23ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, por maioria, em sessão de julgamento no último dia 27 de julho, manteve a sentença de procedência em processo contra banco no caso do golpe do motoboy.

Entre contato:
ou

Para ser atendido por um advogado online

Os Desembargadores da Câmara, vencido o Relator, entenderam que a entrega do cartão da conta, por si só, não atrai a responsabilidade do consumidor, já que o sistema de segurança do banco não foi capaz de impedir a fraude e mantiveram a condenação da 2ª Vara Cível de Campinas.

Para Relator vencedor:

“Resta, então, analisar o comportamento da instituição financeira, quando da realização das operações.
E nesse ponto, forçoso o reconhecimento de que seu sistema antifraude não funcionou a contento, pois foi incapaz de detectar 9 saques de importâncias elevadas, contínuas e estranhas ao perfil do autor, e que se deram de forma sucessiva, em questão de minutos, no mesmo dia 04/01/2021.
Fraude recorrente, mas fato inusitado no padrão de comportamento de consumo do autor.
E que assim, sem prova de que tivesse um perfil de procedimento como o ocorrido no seu dia a dia de cliente na utilização de seu cartão de crédito/débito, sem dúvida que se impunha ao sistema informatizado do banco detectar que o comportamento havido nas operações do cartão (débito/crédito) naquele dia estava a destoar do perfil do cliente, e, assim, bloquear, efetivamente, as operações e o cartão.”

Ainda:

“Por conseguinte, indelével a conclusão de que o bloqueio deveria ter acontecido logo quando iniciadas as sucessivas operações.”

Entenda o caso

O consumidor foi vítima do denominado golpe do motoboy com débitos em sua conta corrente e compra no cartão de crédito.

Com a negativa em ressarcir os prejuízos, contratou o advogado Sidval Oliveira para entrar com o processo contra o banco.

A 2ª Vara Cível de Campinas reconheceu a falha de segurança e condenou o banco a restituir os valores debitados em conta corrente e cancelou as compras no cartão de crédito.

Apelação

Da sentença procedência o banco apelou para o TJ-SP, distribuída em uma das Câmaras de Direito Privado favorável a tese dos bancos.

De conhecimento da posição do Desembargado Relator, favorável a tese de irresponsabilidade dos bancos, o advogado Sidval Oliveira elaborou uma estratégia de defesa apresentando memorial direto para os Desembargadores e sustentação oral na primeira sessão de julgamento ocorrido em 29/06.

Assim, houve pedido de vista do 2º Relator para melhor análise do processo, culminando com o desprovimento do recurso do banco, por maioria, vencido o Relator.

Manteve a sentença que condenou em processo contra banco a devolução dos valores debitados em conta e o cancelamento das compras no crédito.

Cabe recurso da decisão do TJ-SP.

Processo nº: 1003306-74.2021.8.26.0114

Não seja enganado por Bancos ou grandes empresas

Conheça seus direitos para que seja tratado com justiça e para se juntar a nós na construção de um mercado consumidor mais justo.

Advogado – OAB/SP 168.872. Especialista em Direito Imobiliário. Foi vice-presidente da Comissão de Direito de Família e membro da Comissão do Consumidor da OAB/Campinas e membro da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONTRIBUINTES – ABCONT.

AVISO LEGAL: Este site foi redigido meramente para fins de informação, não devendo ser considerado uma opinião legal para quaisquer efeitos.

Tem uma opinião sobre este artigo? Compartilhe com a gente.

Sair da versão mobile